A I N F L U Ê N C I A D A S A Ú D E B U C A L
N O R E N D I M E N T O
E M
A T I V I D A D E S F Í S Í C A S
Os cuidados com a saúde têm crescido muito nos últimos anos, principalmente no Brasil. Além de uma alimentação mais cuidadosa e balanceada, o brasileiro tem praticado cada vez mais atividades físicas e se preocupado cada vez mais com sua forma física, tanto em âmbito estético quanto para a saúde em geral.
E o que a Saúde dos dentes tem a ver com tudo isso?
A Odontologia é a ciência que envolve todo o Sistema Estomatognático, o complexo que envolve face, pescoço, cavidade bucal, articulações, músculos, ossos e também as funções de deglutição, mastigação, respiração.
Os atletas e praticantes de atividades físicas exigem muito do seu físico para ter um bom rendimento, e se qualquer uma dessas partes não estiver em equilíbrio com o restante do organismo, seu desempenho diminuirá.
A Odontologia no esporte se tornou rotina nos consultórios odontológicos, no qual atletas de alta performance e praticantes de atividades físicas procuram PREVENÇÃO e tratamento de patologias decorrentes da cavidade oral, para assim evitar o progresso das mesmas para que não influencie no desempenho desportivo.
Alguns exemplos de situações onde problemas odontológicos poem afetar o rendimento em atividades físicas:
-
respiradores bucais podem diminuir em até 21% o seu rendimento se comparado a respiradores normais (nariz);
-
doenças periodontais, como a gengivite, oferecem um grande risco de contaminação do músculo cardíaco, causando uma grave infecção chamada de endocardite bacteriana;
-
a má oclusão, causadora de problemas de mastigação, pode prejudicar a absorção de nutrientes importantes;
-
uma dor de dente pode prejudicar a concentração durante uma competição;
-
e principalmente, uma infecção bucal pode se espalhar na corrente sanguínea colocando o coração em risco;
Quando há um foco infeccioso na cavidade oral, com microrganismos que circulam pela corrente sanguínea, as lesões musculares de ombros e joelhos podem ser mais constantes e de difícil recuperação.
E uma dor na cavidade oral pode gerar muito desconforto para um atleta. Tanto a dor como a infecção podem provocar a queda de rendimento no atleta, além da necessidade de uso de medicamentos, que também podem comprometer o seu desempenho, gerar doping ou trazer outras consequências.
A Odontologia hoje busca pela prevenção de doenças bucais e, assim evita-se que o atletas sintam sinais e sintomas relacionados a dor, como:
-
Cárie dentária
-
Endodontia (tratamento de canal)
-
Cirurgia buco- maxilo (dentes sisos e dentes que precisam ser extraídos)
-
Periodontia (doenças relacionadas a saúde gengival)
-
Ortodontia (maloclusões)
-
Dor orofacial (ATM)
É de extrema importância evitar que problemas de origem odontológica afetem seu desempenho no esporte. Afinal, seu corpo precisa estar em equilíbrio para que o seu desempenho não seja prejudicado.
A prevenção é primordial para manter uma boa saúde e naturalmente, um bom desempenho nas suas atividades físicas. Exames simples e rotineiros podem evitar tal problema, como o Check Up Preventivo Digital.
Cuide da sua saúde bucal com o mesmo afinco que pratica sua atividade física.
E para aqueles que querem começar a se exercitar e manter uma adequada rotina de exercícios, vai aqui algumas dicas:
-
Comece um passo de cada vez
-
Estabeleça metas realistas
-
Acompanhe seu progresso
-
Chame um colega para te acompanhar
-
Seja paciente e consciente
Como qualquer nova atividade ou novo hábito, pode levar um tempo para se ter velocidade. Não tenha pressa e não desista!
Dr. Ricardo Nunes
Cirurgião Dentista e atleta de Crossfit